• Coperativa de Vilarinho

    Coperativa de Vilarinho

    Coperativa de Vilarinho

Planos de monitorização da qualidade de energia elétrica e resultados obtidos

De acordo com o MANUAL DE PROCEDIMENTOS DA QUALIDADE DE SERVIÇO DOS SETORES ELÉTRICO E GÁS, mais propriamente no que se refere ao PROCEDIMENTO N.º 6 - PLANOS DE MONITORIZAÇÃO DA QUALIDADE DA ENERGIA ELÉTRICA, os operadores das redes devem desenvolver planos de monitorização da qualidade da energia elétrica que permitam proceder a uma caracterização do desempenho das respetivas redes e verificar o cumprimento dos limites estabelecidos para as diferentes características da onda de tensão.


Num período máximo de quatro anos, os operadores das redes de distribuição exclusivamente em BT estabelecidos em Portugal continental devem efetuar a monitorização da qualidade da energia elétrica em, pelo menos, 5% dos PT da respetiva rede, não devendo o número de PT monitorizados ser inferior a um.


A monitorização da qualidade da energia elétrica nas redes de distribuição exclusivamente em BT deve ser realizada através de campanhas periódicas com uma
duração mínima de três meses.


Esta análise é realizada com base em informações fornecidas pela norma EN 50160 que define, descreve e especifica as principais características da tensão nos terminais de um utilizador da rede pública em baixa, média e alta tensão em corrente alternada, em condições normais de funcionamento. Ela descreve os limites ou valores dentro dos quais as características da tensão podem ser esperadas nos pontos de alimentação das redes de eletricidade públicas europeias e não descreve a situação média experimentada por um simples utilizador da rede. A norma acima não se aplica em condições anormais de operação, tais como:


a) alimentação durante a evolução de uma avaria, trabalhos de manutenção e construção, ou nas intervenções para conter a extensão e duração das
interrupções da alimentação da rede;
b) no caso de não-conformidade da instalação de um utilizador da rede ou no equipamento com as normas ou com as exigências técnicas de ligação,
estabelecidas quer pelas autoridades públicas ou o operador da rede, incluindo os limites para a emissão de perturbações conduzidas;
c) em casos excecionais, nomeadamente: condições de chuva excecionais ou outras calamidades naturais, a interferência de terceiros, atos das autoridades
públicas, greves legalmente organizadas, causas de força maior, perda de energia devido a eventos externos.


As características da tensão fornecidas pela referida Norma não são usadas para os limites da compatibilidade eletromagnética (EMC) e de perturbações conduzidas na rede pública. Eles não são utilizados para efeitos dos requisitos nas normas do produto ou nas normas para instalações.


Os parâmetros a monitorizar são:


Amplitude da tensão de alimentação


A tensão nominal normalizada Un para as redes de baixa tensão é de 230 V entre fase e neutro.
Em condições normais de exploração, não considerando as situações subsequentes a defeitos ou a interrupções de alimentação, os valores eficazes médios de 10 min devem situar-se:


 

Frequência


A frequência nominal da tensão de alimentação deve ser igual a 50 Hz.
Em condições normais de exploração o valor médio da frequência fundamental, medido em intervalos de 10 s, deve estar compreendido entre os valores seguintes:

 

Severidade da tremulação


Em condições normais de exploração a severidade de longa duração causada por flutuações de tensão deve ser Plt ≤ 1, durante 95% do tempo.


Desequilíbrio das tensões de alimentação


Em condições normais de funcionamento 95% doas valores eficazes médios da componente inversa (fundamental) da tensão de alimentação deve estar dentro da gama de 0% a 2 % da componente direta (fundamental) correspondente.


Tensões harmónicas


Em condições normais de funcionamento 95% dos valores eficazes médios de 10 min de cada tensão harmónica deve ser menor ou igual aos valores indicados na tabela abaixo.
A THD da tensão de alimentação deve ser menor ou igual a 8%.

Quadro: Valores das tensões harmónicas individuais nos pontos de entrega até à ordem 25 expressos em percentagem da tensão fundamental.

Plano de Monitorização 2015/2016
Resultados obtidos


Plano de Monitorização 2017/2018
Resultados obtidos

 
Plano de Monitorização 2019/2020
Resultados obtidos


Plano de Monitorização 2021/2022
Resultados obtidos

Morada

Cooperativa Eléctrica
de Vilarinho, C.R.L.
Rua das Costeiras, nr. 97
4795-810 Vilarinho S. Tirso

Ver mais

Telefones

» Telefone
253 586 492

» Fax 
253 484 344
 

Avarias

» Número verde | avarias
800 10 30 44

» Avarias após as 18 horas
916 143 497/8
919 794 467

Ver mais

Login de utilizador

Copyright (c) Cooperativa Eléctrica de Vilarinho 2015. Todos os direitos Reservados.